conteúdo de: Máxima

8 jeitos de usar amônia em casa

publicado 24/09/2012 - Reportagem: Mariana Viktor / Edição: MdeMulher

compartilhe

Se o acúmulo de cera tem deixado o piso da cozinha amarelado e com aspecto grudento, amônia nele!
Foto: Getty Images

Essa substância alcalina está presente na fórmula de alguns produtos de limpeza, alisantes de cabelo e fertilizantes. Ela serve para deixar o forno limpinho, sem precisar esfregar, e até para tirar manchas de roupas! Por ter um cheiro forte e liberar gases tóxicos, é necessário usá-la tomando certos cuidados, como arejar o ambiente e proteger o nariz e a boca com máscara descartável.

1. Forno limpinho

Seu forno está pedindo socorro de tanta gordura grudada nas paredes. Ok, basta colocar amônia numa tigela rasa e mantê-la dentro dele por uma noite. No dia seguinte, passe uma esponja ou pano úmido e adeus, sujeira! Os vapores da substância penetram facilmente na gordura do forno, dissolvendo-a e facilitando a limpeza - não precisa nem esfregar.

2. Sem manchas de gordura

Caiu molho no seu vestido predileto? Solução: misture duas partes de água com uma de amônia e passe na mancha (mas teste antes num pedacinho escondido do tecido para ver se ele suporta o produto, ok?). A alcalinidade da amônia dissolve os ácidos graxos do molho, fazendo a gordura desaparecer em segundos! Depois lave a peça normalmente.

3. Saco de lixo intacto

Os cachorros da redondeza têm feito gato e sapato do seu lixo, furando os sacos e espalhando o conteúdo na calçada? Encha um borrifador com a mistura de 1 litro de água e 1 colher (chá) de amônia e pulverize nos sacos de lixo. Os bichos sentirão o cheiro de nitrogênio presente nos vapores da amônia e não chegarão perto!

4.  Toalhas fofinhas

Parentes vêm chegando para passar uns dias na sua casa e as toalhas para hóspedes estão ásperas e desgastadas. Sempre que quiser deixá-las como novas, coloque 1/2 xícara (chá) de amônia no ciclo de lavagem da máquina e depois seque como de costume. Os solventes contidos na amônia dissolvem o acúmulo de gordura que fica na toalha e ainda neutraliza qualquer cheirinho de mofo.

5. Sem cheiro de fumaça

Não tem nada mais gostoso do que curtir a lareira numa noite fria, mas no dia seguinte o cheiro de fumaça toma conta da casa. Elimine o odor assim: encha três tigelas rasas até a metade com amônia e coloque-as nas áreas mais enfumaçadas. Ela neutraliza o ácido-base das substâncias responsáveis pelo cheiro, deixando no ar um leve perfume.

6. Vidros cristalinos

Vai usar suas peças de cristal num jantar especial? Tire as marquinhas que não saem com água, misturando 1 colher (chá) de amônia em 2 xícaras (chá) de água; depois passe nas peças usando um pano macio, enxágue e deixe secar. A amônia dissolve a oleosidade que vai se fixando nas peças e, assim, elas ficam brilhando!

7. Piso reluzente

Se o acúmulo de cera tem deixado o piso da cozinha amarelado e com aspecto grudento, amônia nele! Misture 1/2 xícara (chá) do produto em 2 litros de água morna e aplique no chão. A amônia solubiliza a gordura existente nos resíduos de cera e forma sais que você retira facilmente esfregando um escovão limpo molhado. Uma moleza!

8. Bronze novo!

Os candelabros de bronze estão opacos e manchados... É fácil renová-los: mergulhe as peças numa solução de 2 colheres (sopa) de amônia e 1 xícara (chá) de água por 10 minutos; em seguida, lustre com um pano seco, enxágue com água e seque. A amônia retira os depósitos de calcário da superfície sem danificar o metal - porém isso só vale para bronze sólido; não use em objetos banhados! Para preservar o brilho, passe azeite nas peças ao final da operação.